Colheita de soja em MT supera 13% da área com clima favorável, diz Imea

A colheita de soja em Mato Grosso avançou 9,14 pontos percentuais nesta semana, para 13,3% da área no Estado, beneficiada pelo clima e o aumento de lavouras prontas para a retirada de grãos, disse nesta sexta-feira o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Os trabalhos estão bem mais avançados em relação aos 2,23% registrados no mesmo período do ciclo anterior, quando a safra atrasou após um plantio mais lento em função da falta de chuvas.

Além disso, o Imea também apontou que a colheita está ligeiramente acima da média histórica para o período, de 13,2%.

Com a colheita de soja avançando, o Imea registrou plantio de milho segunda safra em 9,71% das áreas do Estado, incremento de 8,14 pontos percentuais na semana.

O número está adiantado em relação ao total de 1,01% reportado um ano antes, e também supera a média histórica de 6,44%.

Apesar de chuvas acima da média em semanas anteriores, as condições climáticas se estabilizaram e têm contribuído com a entrada das máquinas nos campos.

A expectativa do Imea é que até a primeira quinzena de fevereiro a colheita evolua para um ritmo maior, e com isso também seja possível identificar com mais exatidão os rendimentos das lavouras.

Fonte: