Prefeitura de Sorriso declara Situação de Emergência devido à estiagem

A Prefeitura de Sorriso, por meio do Decreto Nº 1.019, datado de 12 de dezembro de 2023, anunciou oficialmente a declaração de “Situação de Emergência” nas áreas do município afetadas pelo prolongado período de estiagem que assola a região nos últimos 120 dias.

A decisão, tomada em conjunto com a Administração Municipal, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) e a recém-formada Comissão de Monitoramento Climático, foi motivada pelas chuvas abaixo da média para os meses de novembro e dezembro, aliadas a meses consecutivos de estiagem e ondas de calor.

O texto do decreto, assinado pelo prefeito Ari Lafin nesta tarde de quinta-feira (21), destaca que a estiagem está gerando impactos econômicos e sociais expressivos. A redução na produção de importantes cultivos agrícolas, como soja, milho, algodão e feijão, resultou em perdas significativas nas propriedades rurais locais. A Defesa Civil, em sua recomendação, ressaltou que Sorriso é reconhecido como a “Capital Nacional do Agronegócio”, com uma produção agrícola estimada em 630,00 hectares, conforme a Lei Federal n° 12.724/2012.

A decisão de declarar situação de emergência contou com a participação ativa da recém-criada Comissão de Monitoramento Climático, responsável por tratar de questões relacionadas à escassez de chuvas, considerando-a atípica para a época. A estiagem, segundo a análise, resultará na frustração da safra agrícola, comprometendo a capacidade dos agricultores em cumprir seus compromissos de financiamento e contratos futuros. Isso gerará alerta e endividamento no comércio de insumos local, impactando a economia e a indústria, além de causar reflexos sociais para a população local.

O decreto enfatiza que a chuva mensal acumulada nos meses de setembro a dezembro de 2023 totalizou apenas 399,2 mm, enquanto a média histórica para o mesmo período seria de aproximadamente 1000mm.

A Prefeitura de Sorriso está adotando medidas emergenciais para mitigar os impactos da estiagem e está em alerta máximo para prestar assistência às comunidades afetadas, buscando a colaboração de órgãos estaduais e federais para enfrentar essa situação crítica.

Fonte: R9News

Fonte: